Bruno Buccolo

A Estratégia do Oceano Azul

Livro a Estratégia do Oceano Azul

O livro propõe uma metodologia de análise do mercado com objetivo de definir os valores e o posicionamento do produto. Assim podemos nos diferenciar da concorrência e criar um novo mercado. É um best-seller, provavelmente alguém que você conhece deve ter o livro. Veja o resumo:

A teoria nasceu de um artigo publicado na Harvard Business Review e começa mencionando Schumpeter, o economista considerado pai da inovação. Dando um tom de rigor científico (agradável) nas primeiras páginas.

A inovação, segundo os autores, seria a única forma de escapar da relação Valor x Custo. Em que flutuaríamos do produto vagabundo e barato ao produto bom e caro. Nessa cadeia o mercado já está saturado. Temos o oceano vermelho, da concorrência sangrenta.

Os autores começam a revelar o método, introduzindo a Curva de Valor. Uma ferramenta para analisar os componentes de valor dos produtos concorrentes. Aqui o livro começa a ficar bem interessante. Abaixo o exemplo para o mercado de vinhos:

Curva de Valor do Mercado de Vinhos

O livro está repleto de exemplos, e logo começamos a sentir que estamos nos apropriando dessa ferramenta. Por enquanto parece só mais uma forma de visualização de benchmark.

Continuando com o método, agora é necessário questionar o mercado e buscar por uma fronteira que possamos romper para atingir novos consumidores de maneiras diferentes.

Vinhos da Yellow Tail

No caso do mercado de vinhos, a empresa Yellow Tail decidiu mirar nos consumidores que compram cerveja, e não vinho por ser difícil de escolher e caro. Definido o foco, podemos analisar quais dos componentes de valor vamos eliminar, reduzir, elevar e criar para atender esse mercado e nos separar da concorrência.

Matriz de Avaliacao de Valor

Então se traça a curva de valor do nosso produto. Até aqui já temos boa parte do problema de posicionamento do produto resolvido. Pela estratégia também temos uma garantia de demanda por um novo mercado. Mas ainda é preciso validar.

Curva de Valor da Estrategia do Oceano Azul

No final das contas, esse Yellow Tail virou um sucesso. Sem precisar concorrer diretamente com os outros vinhos, e oferecendo algo de novo a quem só estava acostumado a beber cerveja. Claro que esse posicionamento veio acompanhado de estratégia de marketing e vendas, análise de viabilidade do negócio e toda a parte administrativa que não cabe nessa resenha.

Boas considerações são feitas sobre como continuar no oceano azul, uma vez que os concorrentes vão, sem dúvida, te copiar. Eles também dão conselhos sobre como não cair na poça azul e outros problemas da estratégia.

No final do livro, os autores tratam da aplicação da estratégia em um ambiente corporativo grande e velho, muito diferente do cenário de empreendedorismo em que estava interessado.

© 2011– Bruno Buccolo (@buccolo) | Made in São Paulo ☂