Bruno Buccolo

A famosa to-do list

Software para todo lists

Gosto da sensação de estar tranquilo porque não estou me esquecendo de nada. Realmente odeio ter que fazer algo correndo ou me desculpar porque simplesmente esqueci. Hoje em dia esquecer é opcional. Basta manter uma to-do list.

TO-DO LIST: Lista de tarefas a serem feitas.

Existem várias recomendações de como se manter uma to-do list. Abaixo coloco as que uso para minha organização pessoal. Se você ainda não tem uma to-do list, recomendo baixar o Wunderlist (grátis e multiplataforma) e já seguir os passos.

Tudo começa com a Inbox

A inbox é a lista mais importante. Serve como a porta de entrada para tudo o que aparecer. Começe agora escrevendo todas as obrigações que você se lembra na inbox. Reuna todas as tarefas espalhadas por emails, papéis jogados pela mesa, anotações no celular e na mão e coloque-as aqui.

Não anote o que você pode fazer em menos de 5 minutos

Aquilo que é rápido deve ser feito na hora. Pra que gastar o tempo de anotar na sua lista, se você consegue fazer rapidinho?

Não adianta anotar no guardanapo ou excel

Uma boa to-do list deve ser acessível pela internet ou celular, para estar sempre com você. Assim a qualquer momento você pode capturar o que aparecer. Um sistema de organização desatualizado não dura.

Se a tarefa parece grande, crie um projeto

As tarefas devem ser sempre pequenas. Que possam ser feitas em alguns pomodoros. A tarefa “Comprar o presente de Dia das Mães”, parece inofensiva, mas não é. Lembre-se de todos os passos escondidos:

  1. Googlar “sugestões de presente dia das mães”
  2. Ligar para minha irmã, ver se ela pode me salvar
  3. Ir ao shopping dar uma olhada
  4. Rankear as melhores ideias
  5. Comprar o melhor que eu possa pagar :)

Com o projeto você sabe até que ponto já fez e sabe qual o próximo passo. Isso é de vital importância.

Toda tarefa deve começar com um verbo

Nada de colocar na sua preciosa to-do list um link jogado que você achou interessante. Coloque algo como “Estudar seletores CSS :before e :after”. Questione sempre qual a tarefa que está por trás daquilo que você anotou.

Reveja sua lista uma vez por semana

É impressionante ver quanta coisa que podemos fazer, mas são tantas que temos que escolher. Para ter certeza de que nada ficou enterrado, reveja toda a lista uma vez por semana. Faço isso segunda-feira, para ter a sensação de começar a semana ganhando.

Defina suas prioridades

Quando se sabe o próximo passo de cada projeto, é de extrema importância priorizar as suas ações. Quando há muitas opções, ficamos em inércia. Marcar com uma estrela o que é mais importante já é suficiente.

Adicione marcações às suas tarefas

Anote sempre com o mesmo verbo as ações semelhantes (Ligar, Estudar, Programar) e marque as pessoas envolvidas na tarefa (@Fulano).

Agora com a ferramenta de busca da to-do list, você consegue levantar tudo o que está devendo ou esperando de @Fulano:

Ou então você pode pegar o telefone e sair ligando:

Finalizando

Essas foram as minhas dicas de como se fazer uma to-do list. Boa parte delas peguei emprestado da metodologia Getting Things Done. Espero que te ajude a se organizar. Se você tiver alguma outra dica, deixe aí nos comentários.

© 2011– Bruno Buccolo (@buccolo) | Made in São Paulo ☂