brunobuccolo.com

A Sociedade do Ruído e as Interrupções

Sociedade do Ruido

Temos acesso irrestrito à uma quantidade ilimitada de informação. Por outro lado, está cada vez mais difícil diferenciar o que é útil do que é simplesmente ruído. Das montanhas de conteúdo que consumimos diariamente, o que realmente nos ajuda? O que disso tudo que eu vi hoje foi relevante pra mim? O que foi capaz de alterar minha vida agora? Por que consumimos tanto? Como lidar com isso?

Se não bastasse o lixo, tudo hoje fica constantemente buscando nossa atenção, nosso acesso, nosso click. Por isso, pensei em meios de diminuir as interrupções causadas pelas redes sociais e alguns hábitos que tinha em relação à email, msn e etc..

Naturalmente vamos nos distrair. Mas o número de distrações pode diminuir, e o tempo gasto também. Veja o que funciona comigo:

Notificações do Facebook

Facebook UI

O Facebook te manda emails para tudo o que acontece na rede. Não se engane. Ele só quer que você entre para clicar em propagandas. Às vezes entramos no email só para ver se o Fulano já mandou o que precisava, e aí já era. Foi pescado. Desabilite aqui as notificações do Facebook. Assim quando você quiser ver, por sua opção, você vê no site.

Aplicativos com Contadores

Count UI

Na primeira pequena barreira que nosso cérebro encontra para resolver algum problema, ele busca uma distração. Se você tem 20 tweets novos, potencialmente engraçados ou que te farão o próximo CEO da Apple, como é que o seu cérebro vai trabalhar? Quanto mais difícil e longo o caminho para a distração, melhor. Dê uma folguinha para o cérebro e evite esse tipo de aplicativo ou desabilite a contagem.

Aplicativos com Alertas

Twitter Notification

Okay. Se o aplicativo mostra tudo que você poderia estar fazendo ao invés trabalhar, já está te atrapalhando. Agora se ele ativamente te interrompe com uma notificação, isso é um crime. A chance de você parar e trocar de tarefa é altíssima. E sabemos muito bem que multi-task é impossível.

Os Sites Interessantíssimos

Read it Later Logo

Mesmo se abri um inocente site com fotos de pugs que me passaram, meu cérebro entra no dilema:

  1. Se eu voltar a trabalhar, posso nunca mais encontrar esse site valiosíssimo que vai mudar minha vida para melhor agora.
  2. Se eu ver o site agora, posso esquecer o que estava fazendo.

Tenha o melhor dos dois mundos. Marque o site para ler depois com o Read it Later ou mesmo com os bookmarks do seu navegador, e volte a trabalhar. Depois, quando você estiver no seu intervalo do pomodoro ou na fila do pão, por exemplo, você vê.

Finalizando

Como sempre, te desafio a testar essas mudanças!

Garanto que funciona, ou seu dinheiro de volta :)

Bruno Buccolo

Follow me on Twitter! @buccolo


© 2011– Bruno Buccolo | Made in São Paulo ☂