Bruno Buccolo

Aprenda a fazer uma camiseta lindona!

Camisetas feitas com stencil Uma vez eu fui comprar uma camiseta de um site gringo, a estampa era o logo da Anjunabeats, um selo de música eletrônica. Quando vi que o preço batia os R$80 eu desisti. Acabei depois esbarrando num blog que descrevia a técnica de estampar (stencil art), usando tinta para tecido e folha plástica para fazer o estêncil. Dá pra fazer estampas simples e o custo fica baratinho.

Você vai precisar de:

Passo 1: Preparação do ambiente e da imagem.

O primeiro passo é imprimir apenas o contorno da imagem a ser usada como estampa. Para isso utilize alguma ferramenta de edição de imagens, tipo Photoshop ou GIMP. Se você quiser relembrar os tempo de escola, também pode comprar papel manteiga e traçar o contorno, igual a professora ensinou.

Primeiro passo é imprimir o contorno da imagem.

Passo 2: Como fazer o molde.

Agora vamos fazer o nosso molde na folha de plástico. Ache uma superfície que não risque com o estilete. Coloque o contorno da estampa em cima e prenda com fita adesiva, se deslizar já era. Em cima da estampa coloque a folha de plástico e prenda com fita também.

Corte o plástico com o estilete seguindo o contorno da estampa. Normalmente são necessárias umas 3 tentativas para ficar bom. Perceba que no caso de ilhas, como nos olhos da minha estampa, precisamos guardá-los para depois.

Agora cortamos o contorno

Passo 3: Molde na camiseta e tinta neles!

Se tudo deu certo, você vai ter a estampa em plástico, e o molde. O molde é o que vai fazer com que a tinta seja absorvida de forma que desenhe a estampa.

Coloque a camiseta (ou pijama beta tester) sob a superfície. Dentro da camiseta precisamos também de algo (como xerox de faculdade) que garanta que a tinta não irá passar para as costas.

Prenda o molde com fita adesiva na camiseta, tome cuidado com a orientação ou você pode acabar com uma estampa torta. Prenda também as ilhas com fita dupla-face. A tinta que comprei já estava pronta para uso, leia o rótulo para confirmar. Despeje-a num prato de sobremesa ou similar. Passe o rolinho algumas vezes até que ele fique inteiro da cor da tinta. Tente deixar uma camada bem fina de tinta no rolinho. Agora começe pelas bordas do molde, fazendo movimentos sempre no mesmo sentido e sem colocar muita pressão. Se você usar muita tinta, as bordas ficarão manchadas. Passe umas boas vezes até não conseguir mais ver a cor original da camiseta no molde.

Como pintar uma camiseta

Passo 4: Espere secar e maravilhe-se!

Agora espere a tinta secar e se precisar aplique a tinta mais uma vez para cobrir algum ponto. Aqui ou você tem uma nova obra-prima ou um novo pijama em caso de acidentes hahaha.

Depois de seca a tinta, solte a fita adesiva e puxe o molde. Remova às ilhas e voilá.

Como aplicar stencil na camiseta

Sua nova camiseta, feita em casa. Compartilhe as fotos da sua nova obra de arte e exiba a show-de-bolice da sua camiseta.

© 2011– Bruno Buccolo (@buccolo) | Made in São Paulo ☂