Bruno Buccolo

Buccmarks - Meu visualizador de bookmarks

Eu uso os bookmarks para marcar os sites que quero ver. Quando estou no trabalho e acho um link interessante, por exemplo, eu marco nos favoritos e vejo depois. Essa foi uma das dicas que compartilhei semana passada sobre como lidar com interrupções.

Buccmarks

No Chrome, a barra de bookmarks é bem pequena, e ver sempre os últimos bookmarks pode levar a starvation. O bookmark manager não é muito melhor. É uma listagem gigante, digna de desenvolvedor cansado de implementar interfaces.

A minha memória é visual (quando funciona). Então poder ver uma miniatura dos bookmarks seria ideal para ajudar a lembrar do que se tratava. Foi daí que tirei a idéia para o Buccmarks:

Buccmarks - Visualizador de Bookmarks

O Buccmarks é uma extensão do Chrome que mostra miniaturas do bookmarks, assim é mais fácil navegar e decidir por onde você vai começar a ler os seus links.

Desenvolver extensões para o Chrome é tranquilo. A documentação é recheada de exemplos e a comunidade é bem ativa. A arquitetura de extensão parece uma gambiarra no começo, depois percebemos que de fato é uma gambiarra hahaha. Mas funciona. Olhando a chrome.* API já dá pra ter uma noção do que se pode fazer.

Encontrei algumas dificuldades na hora de desenvolver o Buccmarks. Por exemplo:

Cogitei utilizar o Url2PNG para não ter que capturar manualmente as thumbnails, mas o custo é salgado demais para quem não vai ganhar dinheiro em cima dos usuários.

Pretendo implementar um backend levinho pra pegar os screenshots utilizando o PhantomJS e Node.js. Me parece que fazer projetinhos é o caminho para aprender coisas novas.

Por favor, deixem críticas e sugestões :)

Instale pela Chrome Web Store ou veja o código fonte no Github

© 2011– Bruno Buccolo (@buccolo) | Made in São Paulo ☂