brunobuccolo.com

O tomate da produtividade

The Pomodoro Technique

Francesco Cirillo era um estudante universitário, que como todos os demais tinha que fazer malabarismo com suas tarefas. Preocupado com suas notas, Francesco começou a prestar atenção à sua produtividade. Apesar de ficar sentado na biblioteca estudando por horas, ele queria saber porque às vezes o estudo rendia e porque às vezes parecia que ele nem tinha estudado. Ele percebeu que as interrupções frequentes dos colegas e a falta de foco, realmente atrapalhavam sua produtividade.

Munido de um timer de cozinha em formato de tomate (pomodoro), Francesco se desafiou: Será que consigo estudar isso aqui por pelo menos 25 minutos? O resultado foi assustadoramente bom em termos de administração do tempo. Nascia então a técnica pomodoro:

  1. Escolha uma tarefa a ser realizada.
  2. Coloque o timer para 25 minutos.
  3. Trabalhe na tarefa até terminar o tempo.
  4. Faça uma parada de 5 minutos.
  5. A cada 4 pomodoros, faça um intervalo maior de 25 minutos

Esses passos descrevem o mínimo da técnica. Confesso que achei um absurdo quando li pela primeira vez:

Agora eu vou ficar escravo de um timer?! Como que alguém pode não conseguir ficar focado só por 25 minutos!?

Resolvi experimentar, para ver como era. É muito difícil de acreditar como é eficaz essa técnica. Um dos lemas da técnica é: “Proteja seu pomodoro”. Você deve a todo tempo se protejer de distrações, até porque no final dos 25 minutos de trabalho, você terá 5 minutos para fazer o que quiser.

Aquele timer do qual achei que ficaria escravo, é na verdade a salvação. Antes do pomodoro, o tempo que passa parece um inimigo, aquela ansiedade de estar se aproximando do deadline. O pomodoro reverte essa noção, porque quando o timer está ligado, você sabe que está rendendo, então você tem uma sensação de estar aproveitando bem o tempo.

O break de 5 minutos é ótimo também para poupar os esforços e manter o ritmo. Da mesma forma que um corredor de maratona tem que se guardar para aguentar os 42Km de corrida. Serve como uma boa desculpa também para não se interromper para ver email ou sei lá o quê.

O uso da técnica pomodoro também promove o foco no presente, que me agrada por ser também uma prática Zen Budista. Além disso, você ganha uma nova unidade de tempo: O Pomodoro. Ótimo para ajudar a estimar o tempo, bem mais palpável que o tradicional Homem/Hora.

Bom, se você ainda está lendo, deve estar no mínimo curioso para testar. Por isso que agora eu te desafio a testar a técnica para ler The Pomodoro Technique. Eu gastei 3 pomodoros lendo, achei um bom investimento.

Este timer multiplataforma e grátis pode te ajudar a marcar o tempo. Mas um timer de cozinha ou celular também serve. O importante é que ele esteja visível, e que te avise quando terminar o tempo.

Pomodairo - Timer para Pomodoro

Se tiver algum problema relaxe: O próximo pomodoro sempre será melhor.

Bruno Buccolo

Follow me on Twitter! @buccolo


© 2011– Bruno Buccolo | Made in São Paulo ☂