brunobuccolo.com

Por que ninguém acha nada no seu site?

Arquitetura da Informação para Web

Você investiu no SEO do seu site e agora qualquer um consegue acha-lo no Google. Metade do problema já se foi. Quando seus clientes entram na sua loja como eles são recebidos pelos vendedores? A loja está bem organizada? SEO consegue tráfego, mas precisamos garantir que esse tráfego irá chegar até o conteúdo, produto ou descrição do seu serviço.

Um site com usabilidade ruim é como um vendedor desengonçado. — Jakob Nielsen

De acordo com o livro acima, existem quatro formas de se encontrar um determinado conteúdo em um site. Cada uma dessas formas é usada dependendo do que se está procurando, de quem procura e do contexto ou motivação do usuário.

Busca: Aqui temos normalmente um usuário que já sabe em mais detalhes o que quer encontrar, por isso ele conhece algumas palavras-chave e vai utilizar a busca do seu site. Temos em mão um usuário que está com pressa, ele não quer navegar no seu site. Cuide bem da exibição dos resultados de busca, do contrário ele irá voltar ao Google e tentará buscar por lá novamente, aumentando o risco dele visitar o seu concorrente.

Exploração: Desenvolva menus, categorias e tags com cuidado. Neste caso temos um usuário que está com um tempinho extra para explorar seu site. Retribua o investimento com uma boa experiência. Essa pessoa possívelmente não tem domínio sobre o assunto, por isso não usou a busca. Descrições das categorias e tags são boas formas de ensinar ao usuário sobre o assunto que ele busca. Marque os links já visitados, relacione suas páginas internas com links e não se esqueça do breadcrumb.

Reencontro: É muito frustrante para o usuário ter que achar novamente aquela página que estava vendo quando o Internet Explorer 6 resolveu travar. Mas acontece. Ou quando é preciso interromper o uso para fazer outra coisa. Também acontece. Dê uma força à memória do seu usuário indicando as últimas páginas que ele visitou.

Pergunta: Em última instância o seu usuário desistiu de navegar no seu site e precisa de ajuda para achar o que deseja. Tenha um canal de suporte à usuário que esteja visível em todas as páginas. O uso frequente do suporte é um indicador usabilidade ruim.

Esse post falou sobre Arquitetura da Informação. Se você quer saber mais sobre isso, recomendo o livro do urso polar. Enquanto algumas das recomendações são mais difíceis de serem implementadas, algumas podem ser feitas num instante.

Bruno Buccolo

Follow me on Twitter! @buccolo


© 2011– Bruno Buccolo | Made in São Paulo ☂